Imagen Institucional
Ayudas AEDID para la cultura

O PROGRAMA IBERESCENA FAZ 10 ANOS!!
 

As celebrações terão lugar nos diferentes países integrantes do Programa durante o último trimestre do ano.

Podes visitar a web e as redes sociais (facebook e twitter) para acompanhar as atividades

 

 

NOTÍCIAS

Seminário Gestão e Curadoria em dança, lá em casa

Seminário Gestão e Curadoria em dança, lá em casa
Acervo Mariposa

http://acervomariposa.com.br/redeoctopus/metodologia-la-em-casa/

O Seminário Gestão e Curadoria em dança, lá em casa é projeto do Acervo Mariposa, programa de gestão de vídeos de dança para sua difusão e conhecimento do público especializado e também para a democratização dos bens culturais produzidos em dança no Brasil.

Seminário é uma iniciativa de reunir gestores, curadores e artistas de dança para debater nossos modos de produção, difusão e circulação. Mas aqui de um jeito diferente: lá em casa. Com verba reduzida mas envolvendo profissionais de toda América Latina, o intuito é criar um ambiente aconchegante para colocar à mesa questões tão particulares à d...

[ Leia mais ]
Seminário Gestão e Curadoria em dança, lá em casa

ATA DA XII REUNIÃO DE COMITÊ INTERGOVENAMENTAL

ATA DA XII REUNIÃO DE COMITÊ INTERGOVENAMENTAL DO IBERESCENA

BOGOTÁ, 27 A 30 DE MARÇO DE 2012

O Programa de Cooperação Iberoamericana, Iberescena, aprovado pelos chefes de Estado e Governo na XVI Reunião Iberoamericana celebrada em Montevidéu em 2006, é integrado por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Uruguai tem como objetivo o fomento das artes cênicas da Iberoamérica.
A abertura da reunião esteve à cargo da senhora Mariana Garcés, Ministra da Cultura da Colômbia, que deu as boas vindas aos participantes Guillermo Parodi, Diretor Executivo do Instituto Nacional do Teatro e Miguel Ángel Palma representante do mesmo Instituto, da Argentina; Antonio Gilberto Porto Ferreira Diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes, FUNARTE do...

[ Leia mais ]

Residencia INTERACIONES URBANO_RURAL.

1.1 A inscrição é feita através do preenchimento do formulário on-line disponível em www.terrauna.org.br/urbanorural2012 de 2 abril a 15 maio de 2012.

1.2 Na inscrição, os artistas, os pesquisadores devem escolher o centro no qual você deseja se inscrever: Residencia en la Tierra, Terra UNA ou CENTRO RURAL DE ARTE.

1.3 São aceitos projetos autorais ou de pesquisa no campo da arte contemporânea, considerando a transdisciplinaridade entre as linguagens e disciplinas (artes visuais, arquitetura, dança, cinema, música, teatro, pedagogia, história, poesia, etc.). Interacciones urbano_rural está particularmente interessado nas relações locais. Propor projectos criativos que se liguem a contextos específicos.

1.4 Para bolsas COMPLETAS o perfil de cada candidato deve ser:

A.Pesquisadores locais - pesquisadores nativos ou residentes h&aac...

[ Leia mais ]
Residencia INTERACIONES URBANO_RURAL.

Premiere do co-produção Cambana, Brasil

Projeto promove itinerância artística em feiras livres
Cultura cigana é o mote para performances de rua no recôncavo e capital da Bahia


Considerando a invisibilidade da comunidade cigana, o Projeto Cambana pretende trazer à tona alguns ícones da cultura calón (ciganos provenientes da Península Ibérica), através de construções cênicas com estética contemporânea e multidisciplinar (com teatro, dança, performance e vídeo). Desde 2010, uma pesquisa vem sendo realizada junto a grupos Calóns em acampamentos da região do Recôncavo Baiano, coordenada pela pesquisadora em artes cênicas da UFBA, Maicyra Leão. “Diferentemente do imaginário cigano dominante – mais próximo do cigano antigo europeu, os ciganos baianos possuem particularidades tanto em relação a seu cotidiano, quanto a sua ...

[ Leia mais ]
Premiere do co-produção Cambana, Brasil

UM PASSO A FRENTE - POR UMA POLÍTICA PÚBLICA

O Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, desde 2003, vem atuando de forma compartilhada e cooperativa para a difusão das artes cênicas, mobilizando a cada ano um público de mais de meio milhão de espectadores. Composto hoje por oito dos principais festivais internacionais brasileiros, reunidos em Recife, por ocasião do 18º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, vem a público propor um debate amplo e expressivo sobre a necessidade urgente da construção de uma política pública para os festivais realizados no país.
Entendemos que esta política deve responder aos desafios colocados pelo avançado estágio de complexidade das artes cênicas brasileiras e ser capaz de criar um sistema orgânico, democrático e participativo, que viabilize a sustentabilidade dos fes...

[ Leia mais ]
« anterior | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | página 10 | 11 | 12 | 13 | « seguinte