03 de abril de 2025

Apertura de procesos coproducción "Blasfêmia” [Lima, Perú]

Companhia Babélica de teatro apresenta nesta quinta-feira, 3 de abril, às 19h30, no espaço cultural Casa Infinito (Lima, Peru), as primeiras partituras do duo teatral.

Companhia Babélica de Teatro faz abertura de processo da peça “Blasfêmia” em parceria com artistas peruanos
Ainda em processo de montagem, a companhia compartilha com o público resultados da pesquisa sobre o carnaval de Cajamarca (Peru) e Santana de Parnaíba (Brasil)

Entre o Carnaval colorido da cidade de Cajamarca, no Peru, e o Carnaval de fantasias fantasmagóricas da cidade de Santana de Parnaíba, no sudeste do Brasil, se situa a criação do espetáculo Blasfêmia — O Corpo Mascarado em Festa nas Fronteiras.

Contemplados pelo edital IBERESCENA, a Companhia Babélica de teatro apresenta nesta quinta-feira, às 19h30, no espaço cultural Casa Infinito (Lima, Peru), as primeiras partituras do duo teatral. A partir da premissa da alegria e
da festa, a peça discute temas que perpassam memórias, ditaduras e outros aspectos presentes na história dos dois países latino-americanos.

A peça, escrita em “portunhol”, mescla elementos cênicos e textuais que emergem da cultura brasileira e peruana, criando uma linguagem fronteiriça.

Em seu núcleo de atuação, a criação reúne artistas residentes em São Paulo, Brasil, e Lima, Peru. O processo criativo abrange parceria entre Tito Muniz e Alanis Mahara (artistas brasileiros) e Augusto Casafranca e Jorge
Villanueva Bustíos (artistas peruanos) na construção da dramaturgia e encenação de BLASFÊMIA que terá em cena os atores brasileiros Chrystian Roque e Mau .

Após vivenciarem o carnaval de Cajamarca, um dos mais reconhecidos do Peru, o grupo retornou para a capital, Lima, para criar parte do espetáculo “Blasfêmia”. A obra tem como premissa a presença de dois vermes que, em
uma noite de carnaval, encontram um corpo desacordado e entram em sua carne rememorando o passados dos outros corpos que a dupla decompôs.

A atividade que acontece na próxima quinta-feira de abril (03) é promovida pelo Programa Iberescena que tem por objetivo estimular a circulação,coprodução e investigação de projetos ligados à diversidade cultural dos
países que compõem o Espaço Cultural Ibero-americano.

A Companhia Babélica, que está situada em São Paulo e desde 2021 desenvolve experimentos entre o humano e o inanimado em cena. Essa é a primeira vez que a Cia terá a possibilidade da realização de uma coprodução com parceiros de um país vizinho, para desenvolvimento de uma pesquisa sobre o teatro de máscaras e os rituais carnavalescos, o que
representa uma nova etapa na trajetória da Companhia Babélica de Teatro.
FICHA TÉCNICA:
“Blasfêmia — O Corpo Mascarado em Festa nas Fronteiras",”
LOCAL: Casa Infinito - : Av Surco 359 - 363, Barranco 15063 - Lima, Peru
Produção:
Companhia Babélica de Teatro
Núcleo Brasileiro
Direção Geral e Direção de Produção: Tito Muniz
Dramaturgia: Alanis Mahara
Elenco: Chrystian Roque e Mau
Núcleo Peruano
Direção Artística: Augusto Casafranca e Jorge Villanueva
Mais informações:
INSTAGRAM CIA: companhiababelica/
SITE DA CIA: https://companhiababelica.wixsite.com/companhiababelica
INSTAGRAM IBERESCENA: @iberescena

Noticias Relacionadas

07 de abril de 2025

Convocatoria abierta para participar en Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo.

El período de inscripción será del 7 de abril al 22 de mayo de 2025
03 de abril de 2025

Convocatoria abierta "III FESTIVAL EUFÉMIA: Género, Memoria y Resistencia en Escena" [Lisboa, Portugal]

Desde el 2 de abril hasta las 23:59 (hora de Lisboa) del 5 de mayo de 2025.
03 de abril de 2025

14º Festival Internacional de Artes Escénicas - FAE Panamá 2025

Del 9 al 13 de abril de 2025.
24 de marzo de 2025

Convocatoria abierta. Residencias de creación L’animal a l’esquena [España]

Pueden presentarse solicitudes entre el 24 de marzo y el 13 de abril de 2025. Las residencias de creación deberán realizarse a partir del 19 de septiembre de 2025 y hasta el del 12 de octubre del mismo año.

Enviando datos

Espere un momento por favor...